Grupo de Pesquisa e Criação em Nova Friburgo - RJ
Corpo Ancestral
O projeto de Grupo
O projeto, Grupo de Pesquisa Criação em Dança, nasce do desejo de fomentar pesquisas e produções em dança na cidade de Nova Friburgo.
Experimentar, refletir e compartilhar saberes ampliando horizontes a todes interessades em fazer arte, em especial a mulheres 60+.
Todo corpo dança.
Estamos com 30 mulheres no projeto de pesquisa atualmente, todas moradoras de Friburgo, mulheres maduras de idades distintas entre 40 e 80 anos.
Este projeto, por enquanto somente sediado na cidade de Nova Friburgo, pode e tem o desejo de se ampliar enquanto workshops e residências em outras regiões do pais sob a direção do coreógrafo e arte educador Marcio Cunha no intuito de abrir novos caminhos de pesquisas e possibilitar que outros corpos tenham a experiência do fazer artístico como algo potente e transformador na vida das pessoas.
Conceito da Obra "Corpo Ancestral"
CORPO ANCESTRAL é uma obra que nasce de um estudo das obras de Kaká Werá e Ailton Krenak e da relação dos corpos das interpretes com seus ciclos e a força ancestral dessa terra chamada Brasil.
Um ritual cênico que evoca os povos originários, a história do passado, presente e futuro convocando o sentir para uma reflexão mais profunda sobre a vida na Terra.
"A vida atravessa tudo, atravessa uma pedra, a camada de ozônio, geleiras. A vida vai dos oceanos a terra firme, atravessa de norte a sul, como uma brisa em todas as direções. A vida é esse atravessamento do organismo planeta numa dimensão imaterial."
"A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar utilidade a ela, mas isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridículo e utilitária."
Ailton Krenak
FICHA TÉCNICA
Roteiro, direção:
Márcio Cunha
Elenco:
Grupo de Pesquisa e Criação
(Nova Friburgo - RJ)